A utilização da informática na educação vem crescendo mais a cada ano que passa, esta utilização tem permitido a criação de várias experiências de aprendizagem entre elas, os jogos. Os jogos podem ser grandes aliados na educação, pois divertem, motivam, facilitam a aprendizagem e aumentam a retenção do que foi ensinado exercitando as funções mentais e intelectuais do jogador.
Ele faz vom que as crianças reconheçam as regras, participem de um mundo de faz de conta, enfrentando os desafios e experimentando situações perigosas e proibidas no cotidiano.
Para o desenvolvimento de jogos educacionais é preciso pensar um tema a ser proposto, quais os objetivos a serem alcançados e de que forma será organizado este material. Precisa-se também escolher e produzir imagens, além de selecionar mídias a serem utilizadas no projeto. Depois de fazer o planejamento, parte-se para o desenvolvimento do jogo. Isto é, professores abriram as portas para ao uso de recursos que extrapolam a visão tradicional e os métodos meramente discursivos no processo ensino-aprendizagem.
Portanto, não devemos esperar que o computador traga uma solução mágica e rápida para a educação, mas certamente, ele poderá ser utilizado pelo professor como um importante instrumento pedagógico, oportunizando que o aluno amplie o seu conhecimento e a sua criatividade, pois afinal criatividade não se ensina, se constroi.
A informática é um grande aliado na sala de aula, cabe somente aos professores terem ciência do modo correto a utilizá-la,juntando o útil ao agradável o resultado será produtivo e prazeroso!
ResponderExcluirAtraves dos jogos a criança tem um maior desenvolvimento social ,e faz com que aja um maior interesse para as aulas. Desde que o professor saiba como lidar com esse recurso.
ResponderExcluirNao pode ser qualquer jogo. Deve se usar jogos que preencha a demanda do curriculum escolar (que tenha objetivos) Junia.
ResponderExcluirConcordo com vc Fê...Os jogos são sim grandes aliados na educação, além de motivar, divertir faz com que prendam a atenção das crianças fazendo com que seja uma aula prazerosa e com bons resultados. Cabe ao professor utilizá-lo e fazer-se deleum bom processo de ensino aprendizagem.
ResponderExcluiré isso aí meninas. Júnia, com certeza teremos que dar jogos com objetivos e que despertem neles o interesse em aprender, em buscar. Obrigada pelos comentários *-*
ResponderExcluir