As crianças compreendem as noções de passado, presente e futuro.
Muita coisa se passou desde que essa garotada nasceu
Para que a compreensão do passado ficasse mais consistente, a docente propôs que cada aluno fizesse a linha do tempo de sua vida, englobando do nascimento à atualidade, novamente com a ajuda dos pais. Com desenhos e textos, eles apontaram os principais acontecimentos ocorridos em seus primeiros 12 meses de vida e, depois, aos 3, 5 e 6 anos. A construção de esquemas como esse realizado pela turma de Curitiba é muito eficiente para entender períodos históricos curtos, como o intervalo de uma vida, e colabora para que a turma elabore as primeiras noções de tempo histórico.
Durante a realização dessa atividade, boa parte dos alunos colocou como marco histórico uma brincadeira nova ou uma conquista no campo do brincar. Este foi, então, o tema que serviu de base para a reflexão sobre a infância de outros períodos. A professora solicitou que perguntassem aos avós e pais sobre as suas diversões preferidas e, novamente, contassem os achados para o restante da turma na aula seguinte.
Para que a compreensão do passado ficasse mais consistente, a docente propôs que cada aluno fizesse a linha do tempo de sua vida, englobando do nascimento à atualidade, novamente com a ajuda dos pais. Com desenhos e textos, eles apontaram os principais acontecimentos ocorridos em seus primeiros 12 meses de vida e, depois, aos 3, 5 e 6 anos. A construção de esquemas como esse realizado pela turma de Curitiba é muito eficiente para entender períodos históricos curtos, como o intervalo de uma vida, e colabora para que a turma elabore as primeiras noções de tempo histórico.
Durante a realização dessa atividade, boa parte dos alunos colocou como marco histórico uma brincadeira nova ou uma conquista no campo do brincar. Este foi, então, o tema que serviu de base para a reflexão sobre a infância de outros períodos. A professora solicitou que perguntassem aos avós e pais sobre as suas diversões preferidas e, novamente, contassem os achados para o restante da turma na aula seguinte.
Para você docente que está curioso para saber todos os detalhes é só acessar o link: http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/tempos-infancia-toda-crianca-tem-732319.shtml#ad-image-2
Nenhum comentário:
Postar um comentário